terça-feira, 8 de setembro de 2015

#58

Espanto-me por descobrir que há pessoas da minha idade que ainda não sabem como funciona o incentivo do estado para as pessoas pedirem factura na restauração e outros negóciso conhecidos pela alta taxa de evasão fiscal. Não sabem que recebem 15% do valor do IVA de volta. Mais do que isso, espanta-me que as pessoas tenham pena dos donos dos restaurantes e que achem mau pedir factura. Coitados, eles precisam de dinheiro e nada como roubarem o dinheiro de impostos ao Estado para sobreviverem. É engraçado, eu também sou pobre e a empresa onde trabalho não tem pena de mim. Todos os meses, impiedosamente, tira-me 13 ou 14% do meu ordenado e entrega-o ao Estado. E ainda me descontam mais 11% para a Segurança Social. Não há direito. Não sei porque de mim ninguém tem pena mas dos donos de restaurantes toda a ghente se compadece. Para os mais distraídos, eu vou explicar o que acontece nos restauarnte quando não passam factura. Apresentam-nos uma conta de 20 euros. Desses 20 euros, 15,40 euros são para pagar a nossa refeição e vão para o dono e 4,6 euros são impostos, que nós entregamos ao senhor do restaurante para ele entregar ao Estado por nós. O que acontece é que esse senhor fica com o dinheiro para ele. Fica com os impostos que nós lhe pagamos e confiamos nele para entregar ao Estado por nossa vez. Ora se ele fica com esse dinheiro, o Estado vai receber menos e o que vai acontecer, no final? Vai aumentar outros impostos para compensar não ter recebido esse. O que me chateia nos restaurantes é esse engano. Pelo menos quando vamos aos mecânicos são mais honestos e se nos perguntam se queremos ou não factura, é para não nos cobrarem o valor do imposto caso não queiramos. Não é honesto também, de facto até acabamos por ser os dois cúmplices, mas pelo menos não me sinto enganada. O IVA é um imposto democrático, toda a gente paga, por isso se todos pedirmos factura, vamos todos contribuir para o que o Estado receba o que deve.

Sem comentários: