quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

#361

Apesar do tom aparentemente jocoso, estou a falar a sério: será que existe algum grupo de apoio para as pessoas viciadas em compras em Portugal? Tenho a certeza que isso existe nos Estados Unidos, mas aqui neste país pobre e subdesenvolvido não deve existir. Pergunto isto porque eu acho que gostaria de participar em algumas sessões.
Como a maioria das mulheres, eu também vejo coisas nas lojas e quero comprar. E em muitos casos é justificado. Compro umas botas porque só tenho 1 par, ou compro umas calças de ganga porque um par que tenho está a ficar velho e precisa de reforma. E vivo bem com isso.
Mas acho que cheguei a um ponto em que às vezes só compro mesmo por comprar e/ou porque gosto muito e não consigo resistir.
Na maioria dos fins de semana, quando estou aborrecida em casa, tenho de ir à Primark comprar uma porcaria qualquer de 2 ou 3 euros para me animar. Porcaria mesmo, nunca é nada que eu precise. Vou lá e escolho qualquer coisa para ficar contente, como uma criança com um rebuçado.
Antes era viciada em cremes e em casacos. Comprava sempre. Mas consegui curar-me. Agora só tenho os cremes que preciso e eventualmente mais um de cada, igual, em stock, para quando os que estão a ser usados acabarem. Os casacos já ocupam todo um armário pequeno e já tenho basicamente tudo o que queria. Mesmo que quisesse mais, não teria onde os pôr, por isso consegui parar com isso. E quando os comprava não me sentia culpada, porque comprava sempre algo de outro género do que o que tinha.
Agora, eu que nunca fui viciada em sapatos, estou a obcecar com isso. Esta estação comprei já 3 pares de botas, 1 par de sapatos e 2 pares de sapatilhas. E se realmente eu precisava de botas porque só tinha um par, sapatilhas não me fazem falta, tenho imensas. Sapatos também tenho suficientes.
Outra coisa que tenho comprado é carteiras, quando a secção de carteiras do meu armário já há muito está lotada. Tento enganar-me a mim própria e dizer que agora estou a investir em carteiras melhores, que me vão durar uma vida, mas quer dizer, as que eu tenho já me iriam durar uma vida, de tantas. Não viverei provavelmente tantos anos quantos os necessários para usar as carteiras que tenho até serem velhas e parecer mal andar com elas.
E sinto-me culpada por isto, coisa que nunca aconteceu antes. Também já comecei a usar aquela regra de sempre que compro algo novo, dou alguma coisa que tenha lá em casa. Mas isso não me demove. Aliás, até me dá jeito, poque assim liberto espaço com coisas que não uso e posso comprar mais coisas novas.
Ontem cheguei a casa com umas sapatilhas e uma carteira novas e, com os remorsos, mandei um email para me inscrever no próximo Flea Market, para ao menos me livrar de alguma da tralha que tenho em casa.
Se eu ainda fosse como as bloggers que mostram looks no blog e depois as marcas dão-lhes coisas, valia a pena. No entanto, o meu estilo casual/descontraído/não-quero-saber não me permite rentabilizar sequer as compras que faço. Vou estudar a possibilidade de pôr aqui fotos com visuais do dia-a-dia e ver se as minhas 20 visitas diárias são apelativas para as marcas me oferecerem parcerias. De certeza que nem toda a gente aprecia o estilo trendy. Sabe-se lá se não lanço uma nova tendência até.
Estou também a estudar algumas soluções para me conter.
Primeiro, e a mais importante, não ir a lojas. Evitar. O que os olhos não vêem, o coração não sente.
Depois vou cancelar a minha subscrição de todas as lojas que me mandam publicidade, descontos, promoções, etc. É melhor não saber de nada.
E estou também a pensar deixar o cartão em casa. Essa hipótese não me agrada muito, porque eu julgo sempre que pode acontecer um imprevisto e posso precisar de dinheiro. Mas por exemplo, andar sempre com uma nota de 50 euros na carteira, para uma eventualidade, mas tentar nunca a trocar. Estar só lá por estar. E depois trazer o dinheiro contado para o almoço ou trazer só o cartão da alimentação que só dá para comer.
E não ir aos sites das lojas quando estou aborrecida. Muito importante também. Se estiver aborrecida em casa, ler um livro. Ultimamente tenho visto imensa coisa online e como tenho dinheiro no paypal, compro logo. Outra medida: não carregar o paypal quando o dinheiro acabar.
Sinto-me uma criminosa. Se calhar nem era para tanto, por uns pares de sapatos e umas carteiras. E umas velas e uns cachecóis. E uns aquecedores de orelhas e umas almofadas. E umas capas de telemóvel e uns cds. Ok, acho que tenho um problema.

2 comentários:

mb disse...

Suplantaste-te?

Maat disse...

sim, já recuperei do meu vício :)