quinta-feira, 3 de março de 2016

#380

As pessoas têm uma necessidade imensa de falar. Mesmo quando estão a falar de assuntos que sabem que não interessam às outras pessoas, alongam-se nas conversas e não se coíbem de contar histórias e historinhas. Se estamos a falar de exercício e eu comento que não gosto de ginásios, porque é que as pessoas a seguir insistem em contar-me quão bom é o ginásio delas e que vão lá treinar todos os dias e fazem 15 minutos de passadeira. Às vezes pergunto-me se ouviram quando eu disse logo que não gostava com ar de desinteresse, ou se só fazem isso para chatear. Ou então se precisam tanto de atenção que falam de assuntos que os outros não querem saber. Quando eu estou a falar com pessoas que percebo que não gostaam de aniamais, não mostro fotos dos meus gatos ou conto a partida que me fizeram no dia anterior.
O que eu acho é que as pessoas chatas não entendem os sinais das pessoas. O cérebro delas bloqueia qualquer sinal de que os outros não estão nem aí para o que estão a dizer para poderem continuar a aborrecer as pessoas ad eternum e a contar histórias que ninguém quer saber. Não entendem que quando as pessoas olham para o lado é porque não as querem ouvir.


Aqui ficam algumas dicas para perceberem se o vosso interlocutor está interessado ou não no que estão a dizer:
-vira a cabeça para outras pessoas enquanto estão a falar com ele, como um pedido de ajuda silencioso - INTERLOCUTOR NÃO ESTÁ INTERESSADO NA VOSSA CONVERSA
-escuta e tenta participar na conversa - Dúbio, pode estar a tentar mudar de assunto porque já não vos aguenta ou então está realmente interessado e quer particpar. É necessário interpretar mais sinais, ver por exemplo se tenta levar a conversa para outro assunto ou se dá contribuições relevantes sobre o que estão a falar.
-escuta sem reacção - INTERLOCUTOR NÃO ESTÁ INTERESSADO NA VOSSA CONVERSA
-escuta e faz que sim com a cabeça - Poderá estar interessado ou então é só simpático
-não vos olha nos olhos ou mexe no telemóvel - INTERLOCUTOR NÃO ESTÁ INTERESSADO NA VOSSA CONVERSA

Sem comentários: