segunda-feira, 21 de março de 2016

#406

Com a crise do mercado imobiliário, apareceu um novo fenómeno. Acontece que as pessoas compraram uma casa e agora estão fartos dela, mas não a conseguem vender para comprar uma nova. Então arrendam a casa que estão a pagar ao banco a alguém conhecido, com esse dinheiro pagam o empréstimo e arrendam uma casa nova, mais do seu agrado, para eles próprios morarem. No entanto, esse dinheiro que estão a receber do aluguer é um dinheiro limpinho, não declaram as rendas nem pagam impostos sobre esse arrendamento ilegal. Só eu conheço 5 casos e são sempre valores na ordem dos 400/500 euros por mês.
Ora o que me chateia é que o meu avô tinha duas casas alugadas. Casas velhas e pequenas, é certo, mas também recebia cerca de 40 euros por mês por cada uma delas. Isto é praticamente o preço de um jantar para dois num qualquer restaurante. Ora ele recebendo 80 euros por mês, sempre declarou e pagou impostos sobre as rendas, sempre passou recibos aos inquilinos. E acho uma injustiça que hoje em dia as pessoas simplesmente decidam não declarar o dinheiro que recebem, quando ele pagou impostos a vida toda. Para além dos problemas que isso pode trazer em termos de falta de protecção legal, tipo os inquilinos deixarem de pagar e depois não terem como os mandar embora, porque não há contrato nenhum, ou poderem partir-lhes a casa toda e não poderem fazer nada.
É verdade que li por aí noticías que diziam que ia aumentar a fiscalizaçao e iam fazer cruzamento de informação e tal, mas não sei até que ponto isso tem sido eficaz. As pessoas também são espertas e começam a pôr os contratos no seu nome e recebem a renda em dinheiro vivo, para não serem apanhadas.
Mas é como tudo neste mundo, não é? A vida está para os espertos.

Sem comentários: