terça-feira, 29 de março de 2016

#418


Gosto de manifestar as minhas opiniões, porque sinto que tenho de fazer a minha parte. Por isso, envio todo o tipo de emails para tentar tornar o mundo um pouquinho melhor.
Mando emails porque as pessoas estacionam os carros indevidamente nos lugares de deficientes, porque há poucos carrinhos de compras num supermercado, porque há carros constantemente mal estacionados numa rua, porque há um móvel que podia ser melhorado no Ikea, porque a Brisa me cobrou 0,50€ de portagens indevidas, porque fui mal atendida numa loja, porque já pedi para ser removida de uma base de dados e continuo receber publicidade, porque deviam melhorar um espaço de restauração e contratar mais empregados. Se eu passar por um incêndio ligo para o 112, para o caso de não ter sido reportado ainda, se vir um animal morto na estrada ligo para o canil/concessionária para o irem recolher. Gosto de sentir que cumpri o meu dever cívico e que fiz alguma coisa. Uma vez chateei meio mundo para recolherem um gato morto que estava a apodrecer na VCI há semanas, mandei cartas registadas e tudo e, finalmente, lá o recolheram.
Mas o normal é que os meus emails, quer sejam com reclamações ou com sugestões, raramente tenham resposta. Muitas vezes sinto que não vale a pena continuar a gastar energia nisto, que é inútil e ninguém quer saber de facto.
E depois lembro-me de um dos poucos emails ao qual tive resposta. Era um cartaz da Soc. Com. C. Santos, enorme, na A28, onde estava escrito ‘Assistênçia’. Todos os dias passava lá e aquele erro incomodava-me. Então decidi escrever um email a alertá-los para a situação, não tanto com o propósito de corrigirem aquele cartaz, mas para não continuarem a espalhar cartazes com erros. Dois dias depois recebi um email de resposta a dizer que iriam verificar a situação. E passado uma semana foram lá corrigir o erro no cartaz! Foi a primeira e única vez que vi que realmente fiz a diferença. Sempre que passo lá fico orgulhosa de mim. E quando penso que não vale a pena mandar mais um email, penso nesse cartaz e ganho inspiração para começar a escrever.

Sem comentários: