segunda-feira, 18 de julho de 2016

#572

Hospitais públicos vs hospitais privados.

Não tenho (tinha?) muito mal a dizer de hospitais públicos. Felizmente nunca tiver de recorrer muito a eles. Há muitos anos que não ia a nenhum e fui lá uma vez recentemente. Fui atendida num tempo razoável. Fora a parte de estar a soro lá num corredor, sentada numa qualquer cadeira de plástico desconfortável, meia esquecida, percebo que não possam pôr todas as pessoas em salinhas, em sofás confortáveis e reclináveis. Até aqui, nada contra.
Fui uns dias depois a um hospital privado onde tive todas essas comodidades, mas como disse, não me choca. No hospital público não paguei nada, porque fui lá recomendada pelo centro de saúde, e no hospital privado paguei bem todos esses luxos. Tudo ok aqui.
O que me chateia é que no hospital público deram-me soro e uns analgésicos e mandaram-me para casa. No hospital privado, para além disso, fizeram exames. Vários exames na hora. Que não foram suficientes. E mandaram fazer exames mais profundos. E descobriram que eu tenho uma doença crónica.
É verdade que paguei todos esses exames, mas pelo menos descobriram a razão do problema. E a tempo. Se estivesse à espera do público, se calhar descobria só daqui a alguns ou muitos anos e já num estado grave.
Uns dias depois disto acontecer, vi a notícia daquela rapariga que foi 11 vezes ao hospital em dois anos e morreu com um tumor enorme na cabeça, porque ninguém lhe fez a porcaria de um TAC. Foda-se, um TAC podia tê-la salvo. E aí fiquei revoltada. Porque foi com ela e podia ser comigo também, se eu não tivesse dinheiro para ir ao privado e fazer exames à minha conta. E se calhar é com muito mais gente. Gostaria de saber se dão instruções aos médicos para pouparem nos exames, porque não há dinheiro para os fazer. Podiam pelo menos dar a opção às pessoas de fazer os exames e pagarem um pouco mais. Se calhar essa moça não se importaria de ter pago um TAC para saber o que tinha. Se o médico que me atendeu a primeira vez me desse a opção de fazer logo ali um exame para descobrir a causa do problema, mesmo pagando, eu fazia. Evitava ir a outro hospital e adiar mais o problema. É uma pena que hoje em dia seja preciso pagar bem para sermos bem tratados.

2 comentários:

Cynthia disse...

Pois, infelizmente, é assim. Quem não tem dinheiro, lixa-se à grande. A saúde sai cara, vá-se lá saber porquê, é considerada um luxo.

Maat disse...

é mesmo isso, a saúde é um luxo.