quarta-feira, 26 de outubro de 2016

#713

Notícia: Educação física começa a contar para a média para Universidade.

Fogo, safei-me de boa. Se fosse assim no meu tempo, provavelmente não teria entrado na faculdade. Ok, teria, mas se calhar na segunda ou terceira opções. Hmmm, se calhar também não, na primeira opção na mesma, mas com média mais baixa. Bem, isto para dizer que eu odiava Educação Física. Era uma tortura ir para lá, fazer de conta que praticava desporto. Lembro-me que houve um ano que tinha duas horas às segundas-feiras, logo às 8h ou 8h30, quando começavam as aulas. Isto deve ser pior do que a tortura do sono que a PIDE praticava. Ir para a escola a pé, cerca de meia hora de caminho, com dois sacos pesadíssimos, um com o equipamento e itens para o banho e outro com livros e cadernos, para ter educação física à segunda de manhã, pela fresca. Ninguém merece. Malditos professores que fizeram esse horário! Para vocês verem como eu detestava essa disciplina, ainda hoje em dia tenho o mesmo pesadelo recorrente. Sonho que estou na faculdade mas que lá também tenho de ter educação física. Nããããããooooo! Eu tinha-me livrado disso para sempre! Como é possível?! Depois acordo suada e com o coração a palpitar de ansiedade e vejo que é um sonho e fico mais descansada. Mas depois tenho dificulidade em adormecer. Aquelas aulas traumatizaram-me mesmo. Especialmente as de ginástica. Por favor, eu sei lá fazer o pino ou saltar cavaletes. Eu gostava de Matemática e de Inglês. Não gostava de ir fazer figura de ursa para aulas de ginástica ou futebol. Lembro-me que até jogava mais ou menos bem andebol e marcava alguns golos, mas pufavô, ninguém merece. Eu era uma espécie de geek de 11 ou 12 anos. Odiava essa coisas todas alternativas, educação visual - venho para a escola aprender a fazer desenhos?? Isso faço em casa! -, trabalhos manuais - bordar?? a minha mãe ensina-me isso se eu quiser, e melhor! -, e desporto - eu ando de bicicleta com os meus amigos no meu tempo livre, esqueçam lá isso do basquetebol.

2 comentários:

mb disse...

Também detestava Educação Física, em parte por ser rasquita em qualquer deporto, em parte porque os docentes dessa disciplina foram os piores que apanhei em termos pedagógicos e ao fazer distinção entre bons e maus alunos.

Sobre a notícia em si, se faz parte dos conteúdos programáticos e é obrigatória, defendo que deve contar para a média. A questão é se essa disciplina deveria ser obrigatória ou ser como Educação Moral e Religiosa Católica.

Maat disse...

a minha opinião claro que não é imparcial, mas julgo que a habilidade física não deve prejudicar pessoas que poderão não conseguir entrar para a universidade por causa disso. especialmente quando a percentagem de pessoas que quer ir para cursos relacionados com educação física é mínima em relação à totalidade dos cursos.
para além disso, todas as outras disciplinas são mais ou menos escolhidas, fora português e mais uma ou outra de base. quando chegamos ao 12º ano, já só temos disciplinas com desenho se tivermos escolhido arte. ninguém é penalizado por não saber desenhar já. similarmente, não concordo que sejam penalizados por não saberem jogar futebol.