terça-feira, 29 de novembro de 2016

#759

Tenho visto muitos passatempos falsos no facebook. No espaço de dois dias, vi três scams iguais. Aqueles passatempos que clonam páginas de empresas e dizem que vão oferecer um carro, um iphone, coisas assim caras. As pessoas são iscos tão fáceis que partilham tudo sem espírito crítico, sem repararem que a página foi criada no dia anterior e que tem um nome estranho (fnac iphone 7). Eu divirto-me e revolto-me ao mesmo tempo, a ver esta situação. Divirto-me pelas razões óbvias, revolto-me porque não consigo perceber como há pessoas tão burras que achem mesmo que vão dar um carro novo, um Mercedes topo de gama como já vi!, só por porem lá um comentário com a cor que querem e partilharem a página. Eu comento que é uma página falsa, um passatempo falso, mas ninguém quer saber, continuam a partilhar. E depois ficam chateados quando percebem que afinal não, afinal não iam dar um carro. Oooohhhh. No início não estava bem a ver qual era a técnica deste scam para fazer dinheiro, mas bastou umas horas para entender. Umas horas mais tarde aparece um post que diz para carregarem no link para 'finalizarem' a participação no passatempo. As pessoas clicam, claro, e depois pelos vistos subscrevem um serviço qualquer, que não percebi de que era, por 4,10 euros, num dos casos. Sinceramente, acho que 4,10 euros é um preço bastante pequeno a pagar pela burrice. Acho que deviam pagar 50, 100 euros até, para abrirem os olhos e não acreditarem em tudo o que vêem.

2 comentários:

Cynthia disse...

Também me espanta que ainda haja pessoas a acreditar nesse tipo de coisas...

Maat disse...

não se percebe.