quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

#800

Às vezes eu preciso de algum tipo de 'escape' para aliviar a pressão que vou sentindo, seja em termos profissionais, pessoais, financeiros, etc. O grande problema é que tudo o que me faz feliz e me ajuda a esquecer são coisas que fazem mal. Vejamos.
Apesar de ter deixado de fumar, há alturas em que me sabiam mesmo bem uns cigarros. O problema é que tenho asma e basta fumar 2 ou 3 cigarros num dia para passar logo mal a noite e no dia seguinte ainda ter problemas a respirar. Então uma das coisas que me daria uma maior felicidade instantânea está logo posta de parte.
Depois comer. Quando estou mesmo chateada, também penso em ir jantar fora e comer pizza ou hamburgueres e coca-colas e sobremesas e tudo e tudo. Mas não posso fazer isso sempre que me apetece, faz mal e no caso de ir, acabo sempre por não comer tudo o que desejava. Se escolho comer pizza, bebo água a acompanhar e não como sobremesa. Ou então se quero comer uma sobremesa acabo por escolher um prato mais ou menos saudável. Nunca como tudo o que me apetece sem sentimentos de culpa.
Outra coisa fácil para esquecer é o álcool. Chego a casa e penso 'vou apanhar um porre'. Faço um gin tónico que me sabe pela vida mas nunca chego a beber o segundo. Não vou ficar bêbeda a um dia de semana, não é?
Tenho depois a situação compras. Ir às compras também me deixa feliz e permite-me aquele escape e alegria instantâneos. No entanto, os problemas são muitos: isso impliaca gastar dinheiro e estou mesmo a fazer um esforço por gastar menos dinheiro, não preciso de nada e tudo o que comprar é puro capricho, não tenho espaço em casa para meter mais nada e quando começo a comprar acabo por embarcar num shopping spree imparável, por isso nem tenho coragem para começar.
Assim sendo, em dias de merda resta-me chegar a casa, beber uma unidade de gin tónico, comer um naco de chocolate negro mínimo 70% e, na loucura, comer umas pringles para matar aquele desejo de comer porcaria. Depois disso, se ainda estiver na merda, ir dormir e esperar ter esquecido tudo quando acordar.

2 comentários:

Cynthia disse...

Olha... Same here. Assim, por essa ordem. O que mais falta me faz ainda é o cigarro... E tb sou asmática, mas fumei durante 10 anos.

Maat disse...

Eu também fumei durante mais de 15 anos e não sentia sintomas. Entretanto deixei de fumar durante algum tempo e depois disso voltei a fumar durante 2 ou 3 meses no verão ou em ocasiões especiais e aí, sim, noto muita diferença a nível de respiração. A minha teoria é que o meu corpo se desabituou e agora sente mais os efeitos do tabaco. Mas é só uma teoria. Se alguma vez acontecer contigo partilha, para tentarmos chegar a conclusões :)