quinta-feira, 27 de abril de 2017

#894

Estive a ler os comentários de uma notícia sobre o ataque do cão à criança nos últimos dias e reparo que, independentemente desta situação em particular, ainda há muita gente que odeia cães. Sente-se o ódio nos comentários, e que na maioria dos li nem se referem a este ataque mas a situações normais do dia-a-dia. Não é não ligarem, entendo que haja quem não ligue a animais e respeito isso, mas também não os odeia, simplesmente não tem nenhum sentimento em relação a eles. As pessoas que comentam têm ódio mesmo, por todos os cães e, quiçá, donos de cães.

2 comentários:

Cynthia disse...

Nem me tenho debruçado sobre essa notícia, porque, francamente, os comentários que se geram à volta destes acontecimentos, cansam-me muito. Eu não odeio cães, não os amo. Acho alguns fofinhos, outros nem por isso, mas não confio particularmente em nenhum. E acho que há muitos donos de cães extremamente relaxados, como se pode comprovar em situações como esta. Quando acontecem acidentes destes, vem sempre a lume a raça dos cães, a educação que lhes dão, bla bla bla whiskas saquetas. Independentemente de tudo isso, um cão é SEMPRE um cão e, portanto, imprevisível. É um animal, não é uma pessoa. Não se pode tratá-los como se fossem e esperar que eles sejam racionais ao ponto de nunca atacar, ainda que, regra geral, não o façam. Tem que ter-se sempre cuidado, tão simples quanto isto. E muitos donos há que se fiam muito no "bom-senso" do animal para não morder ninguém. É tão somente isto que me irrita nos donos, já que os animais não podem ser responsabilizados propriamente pelos seus actos...

Maat disse...

nesta notícia em particular, pelo que li, foi um caso muito infeliz em que uma criança foi atacada e um cão provavelmente vai ser abatido, ambos sem necessidade, porque o dono foi um idiota que andava a passear o cão sem trela. tudo se teria evitado se ele usasse uma trela, simples como isso. até porque uma das notícias que li dizia que a discussão teria começado exactamente por ele não usar trela, logo a discussão não teria sequer começado se ele usasse.
eu nunca passeio a minha cadela sem trela, e nem é porque está na lei. é por tudo. não sei se aparece um cão e ela larga a correr atrás dele e eu nunca mais a vejo, se vai para a rua e é atropelada, julgo que não atacaria pessoas, apenas atacaria para receber mimos e lamber as pessoas mas assim não aborrece ninguém com o seu carinho excessivo.