quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Os Cinco


Os Cinco fazem 75 anos. Li os livros todos quando era criança, tenho a colecção completa. Um primo mais velho que tinha a colecção emprestava-me os livros para eu ler. Entretanto comecei a comprar os meus próprios livros e fiz a colecção de 21 livros, que exibia com muito orgulho. Quando ia ao Continente com os meus pais, uma vez por mês, trazia sempre um ou dois livros, conforme disposição dos meus pais e disponibilidade dos títulos. Lembro-me que estive muito tempo à espera de encontrar Os Cinco e os Aviadores para terminar a colecção, estava sempre esgotado, mas finalmente apareceu e completei a colecção.
Depois ainda tentei ler Os Sete, à semelhança dos autor do artigo, mas realmente não era a mesma coisa. Ainda assim era melhor do que Uma Aventura..., nunca gostei nada desses. Se calhar por ser uma cópia descarada e rasca d’Os Cinco. Nunca gostei de copycats.
Não me lembro do racismo e tudo o resto de que acusam a Enid Blyton, para mim eram só as aventuras de um grupo de crianças e seu cão. E foram livros muito importantes para mim. Foram os primeiros livros a sério (sem ser livros de historinhas com desenhos) que me recordo de ler com gosto, e provavelmente foram eles que me fizeram adquirir o gosto pela leitura.
Por isso, parabéns a Os Cinco e à Enyd Blyton e que continuem a incentivar o gosto pela leitura a muitas mais crianças e jovens.



2 comentários:

Cynthia disse...

Esta publicação podia ter sido escrita por mim. Também foi a primeira colecção que tive de livros "a sério" e que, provavelmente, me incutiram o gosto pela leitura também. Nunca consegui ler Os Sete e de Uma Aventura nem se fala. O pior :P Li um ou outro d'O bando dos 4 e mais uns juvenis (Triângulo Jota, Arrepios, Super 4, etc.), mas Os Cinco foram os primeiros e mais importantes :P

Maat disse...

Esses outros que falas nunca li. Como não tive sucesso em encontrar um sucessor digno as primeiras vezes com os Sete e a Aventura, não tentei mais. Os Cinco são os melhores! :)